Diabetes tipo 2 pode ser controlada apenas com perda de peso, diz estudo.

De acordo com um estudo publicado nesta terça-feira (5) na revista científica Lancet, o diabetes do tipo 2 pode ser controlado apenas com a perda de peso e a adoção de estilo de vida saudável, dispensando o uso de medicamentos antidiabéticos. Na pesquisa realizada no Reino Unido, pacientes que perderam cerca de 10 kg em um ano, com uma dieta de pouquíssima caloria, conseguiram atingir e manter a remissão da doença. 

Há dois tipos de diabetes. O tipo 1 é uma doença autoimune, que o indivíduo possui desde o nascimento e representa cerca de 10% dos casos. E o tipo 2, adquirido ao longo da vida e ligado a sedentarismo e a alimentação desequilibrada, aparece em geral após os 40 anos e representa 90% dos casos. No Brasil, há cerca de 18 milhões de pessoas com diabetes (8,9% da população).

Os participantes da pesquisa possuíam diabetes do tipo 2 há ao menos seis anos. "Nossos achados sugerem que a remissão da doença é viável através da perda de peso pela dieta e exercícios físicos", diz Michael Lean, da Universidade de Glasgow e um dos responsáveis pela pesquisa.

Segundo os pesquisadores, os tratamentos utilizados atualmente para combater o diabetes do tipo 2 buscam a redução dos níveis de açúcar no sangue através do uso de medicamentos. 

"Dieta e estilo de vida são abordados, mas a remissão do diabetes pelo corte de calorias raramente é discutida", explica Roy Taylor, da Universidade de Newcastle, que também participou dos estudos. 

Outra forma de alcançar a remissão do diabetes é através da cirurgia bariátrica. 

Fonte: UOL

Comentários