Brasil reduz em 29% casos de malária na região Amazônica.

O compromisso de combater e erradicar a malária no País foi reafirmado, nesta terça-feira (17), pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante a 25ª Reunião de Monitoramento do Programa Nacional de Controle da Malária na Região Amazônica, realizado em Brasília.

O ministro parabenizou os gestores estaduais e municipais pelo esforço na aplicação de medidas que possibilitaram, em 2015, a redução, em 29%, do número de casos de malária falciparum – mais comum na região Amazônica –, na comparação com o ano de 2014.

No ano passado, o Ministério da Saúde lançou o Plano de Eliminação da Malária no Brasil com ênfase na malária por Plasmodium falciparum. A medida faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) lançados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em substituição aos Objetivos do Milênio. A meta é a redução cerca de 90% dos casos até 2030 e a eliminação da doença em, pelo menos, 35 países.

O documento fornece orientação técnica para os municípios, define estratégias diferenciadas para o diagnóstico, tratamento, controle vetorial, educação em saúde e mobilização social. O Plano de Eliminação da Malária no Brasil é uma iniciativa para deter a doença com potencial de maior gravidade.

Em 2000, a malária falciparum era responsável por 21% dos casos, caindo para 16% em 2014. Em 2015, foram registrados 15.442 casos autóctones de malária falciparum, uma redução de aproximadamente 29% em relação ao ano anterior, quando tinham sido registrados mais de 22 mil casos.

Comentários