OMS tenta conter a expansão do ebola na Guiné

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta sexta-feira (1º) que centenas de pessoas foram imunizados com uma vacina experimental para tentar conter a expansão do ebola na Guiné. Essas pessoas podem ter tido contato com algum dos oito infectados pelo vírus.

Segundo informações da agência Efe, mais de mil pessoas estão sob observação médica. Cerca de 800 foram vacinadas na última semana, incluídos 182 indivíduos considerados de alto risco. Ainda de acordo com a agência de notícias, a vacina já foi testada pelo ministério da Saúde da Guiné, pela OMS e por agências associadas no ano passado e mostrou alta efetividade na prevenção do vírus. Desde então, a medicação foi utilizada para conter o último surto em Serra Leoa, e agora na Guiné.

Este último foco na Guiné - o país onde a atual epidemia de ebola começou - se deve a um contágio através do sêmen de um sobrevivente e já originou oito casos, dos quais sete morreram. Ficou provado que o vírus do ebola pode permanecer no sêmen dos sobreviventes por até 15 meses, e embora o portador do vírus não manifeste nenhum sintoma, pode transmiti-lo aos seus parceiros sexuais ou às pessoas de seu círculo mais próximo. Com informações da agência Efe.
OMS vacina quem teve contato com vírus em Guiné pra conter novo foco de ebola | Foto Reprodução/Internet

Comentários