CRM investiga se enfermeiros estão assumindo função de médico.

O Conselho Regional de Medicina do Piauí investiga uma denúncia de que enfermeiros estão assumindo funções de médicos na cidade de Itaueira. De acordo com o órgão, esses profissionais estariam prescrevendo receituários a pacientes irregularmente.

"Esses receituários foram encaminhados ao CRM-PI. Não fica claro o porquê do enfermeiro fazer a prescrição e até a especialidade do profisional. É bom deixar claro que este enfermeiro pode prescrever, mas só em algumas situações atreladas a uma consulta médica", explicou Emmanuel Fontes, presidente do conselho.

O CRM diz que um profissional sem a devida instrução para assinar uma receita pode causar risco ao paciente, no caso de indicar um anti-hipertensivo ou corticoide para uma criança sem a dosagem correta.

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí informou que já solicitou ao CRM-PI acesso ao processo. De acordo com o secretário geral do Coren-PI, Erick Riccely, a lei é clara que a prescrição de remédios também pode ser feita pelo enfermeiro, até mesmo dentro de programas do Ministério da Saúde. Com informações do G1.

Comentários