Apendicite: Causas, Sintomas e Tratamentos.


Hoje vamos falar sobre Apendicite. Causas, Sintomas e Tratamentos. Ontem, 31, uma jovem de 17 anos que estava internada no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) desde o dia 22 não resistiu a complicações de uma apendicite e morreu. A assessoria de comunidação do Huse informou por meio de nota oficial que a paciente já chegou com caso grave de infecção e que ela teve pneumonia, derrame pleural, insuficiência renal e isquemia cerebral - saiba mais sobre este caso, AQUI.

O que é Apendicite? A apendicite é a inflamação do apêndice - uma pequena bolsa presa ao início do intestino grosso, que, apesar de não ter utilidade significativa para o organismo, é capaz de causar dores abdominais fortíssimas quando inflama.

Causas - As causas da apendicite não são sempre claras, mas algumas situações são conhecidas por levar à inflamação no apêndice.

Veja:

*Obstrução por gordura ou fezes

*Infecção, como a gastrointestinal causada por vírus.

* Em ambos os casos, uma bactéria presente naturalmente dentro do apêndice começa a se multiplicar rapidamente, causando a inflamação e o inchaço do apêndice, que fica também cheio de pus. Se não tratada prontamente, a apendicite pode causar o rompimento do apêndice.

Convivendo/ Prognóstico

Se seu apêndice for removido antes de ele se romper, você provavelmente ficará bem logo após a cirurgia. Se seu apêndice romper antes da cirurgia, você provavelmente se recuperará mais lentamente, e terá uma probabilidade maior de desenvolver um abscesso ou outras complicações. Nesses casos, você provavelmente ficará no hospital por mais tempo, em observação.
Fatores de risco

Qualquer um pode desenvolver inflamação no apêndice, mas a apendicite é mais comum entre pessoas de 10 a 30 anos.

Não há, contudo, comportamentos considerados de risco e que possam contribuir para a inflamação.

Sintomas de Apendicite

Os sintomas de apendicite variam, dependendo da idade e da posição do apêndice. Crianças e mulheres grávidas podem sentir dores em locais diferentes aos de pessoas adultas, por exemplo. Pode ser difícil de diagnosticar em crianças menores, em idosos e em mulheres em idade reprodutiva, já que, nesses casos, ela pode ser confundida com outros problemas.

Geralmente, o primeiro sintoma é dor em volta do umbigo. A dor pode ser fraca no início, mas se torna cada vez mais aguda e grave. Você pode ter apetite reduzido, náusea, vômitos e uma febre baixa.

Tratamento de Apendicite

Geralmente, é feita uma cirurgia para retirar o apêndice inflamado. Como há nenhuma utilidade comprovada para ele, não há problema em retirá-lo sem colocar outro no lugar. Se você tiver um caso sem complicações, um cirurgião normalmente removerá seu apêndice logo após o diagnóstico feito por seu médico. Essa cirurgia é conhecida como apendicectomia.

Se uma tomografia computadorizada mostrar que você tem um abscesso de um apêndice rompido, ou seja, o acúmulo de pus, você pode ser tratado da infecção e ter seu apêndice removido depois que a infecção e a inflamação tiverem passado.

Complicações possíveis

Se o paciente com apendicite não for tratado imediatamente, ele poderá sofrer de algumas complicações mais graves:

* Peritonite, causado por rompimento do apêndice, em que há inflamação na cavidade abdominal
 * Acúmulo de pus no abdômen, causado por abscesso de um apêndice rompido
Conexões anormais entre órgãos abdominais ou entre esses órgãos e a superfície da pele (fístula).

Prevenção

Não há formas de prevenir a apendicite. Todos nascemos com apêndice. O processo de inflamação se dá naturalmente e até bastante comum, já que não há utilidade comprovada para o apêndice em nosso organismo.

Curta o Momento Verdadeiro no Facebook e no Twitter .

Fontes: Ministério da Saúde, Site Minha Vida, Foto Reprodução de Internet

Comentários