Psoríase não é contagiosa e paciente pode conviver com sintomas.

A psoríase é uma doença inflamatória crônica não contagiosa que provoca lesões escamosas e manchas avermelhadas pruriginosas (coceira) no corpo. Porém, a enfermidade ainda é um problema cercado de mistérios.

Ela tem caráter hereditário, mas ainda não se sabe ao certo qual é a causa, muito menos a cura. O estado emocional do paciente interfere na recorrência dos sintomas e no controle da doença, podendo agravar o problema ou ajudar na sua recuperação. 

A psoríase ataca principalmente a pele, mas pode afetar outras partes do corpo, como por exemplo, as articulações. As lesões de pele mais frequentes são manchas e placas avermelhadas com escamas prateadas.

As áreas mais comuns onde ela surge são as dobras, como os cotovelos, os joelhos e a região das nádegas. Entretanto, também pode aparecer em outras partes, como no couro cabeludo e nas unhas. 

Curta nossa página no  Facebook Twitter .

Sintomas - De acordo com a localização e características das lesões, existem vários tipos de psoríase:

Psoríase Vulgar - Lesões de tamanhos variados, delimitadas e avermelhadas, com escamas secas, aderentes, prateadas ou acinzentadas que surgem no couro cabeludo, e na região externa dos joelhos e cotovelos.

Psoríase Invertida - Lesões mais úmidas, localizadas em áreas de dobras (áreas internas) como couro cabeludo, joelhos e cotovelos.

Psoríase Gutata ou Psoríase Eruptiva - Pequenas lesões localizadas, em forma de gotas, associadas a processos infecciosos. Geralmente, aparecem no tronco, braços e coxas (bem próximas aos ombros e quadril) e ocorrem com maior frequência em crianças e adultos jovens.

Psoríase Eritrodérmica - Lesões generalizadas e com fina descamação, por vezes bastante pruriginosas (coceira), em 75% ou mais do corpo.

Psoríase Ungueal - Surgem depressões puntiformes, espessamento ou manchas amareladas, principalmente nas unhas da mãos, podendo se associar a fragilidade da unha.

Psoríase Artropática ou Artrite Psoriática - Até 30% dos casos, pode estar associada a comprometimento articular. Surge de repente com dor nas pontas dos dedos das mãos e dos pés ou nas grandes articulações como a do joelho. 

Psoríase Postulosa - Aparecem Lesões vesiculosas (pequenas bolhas) contendo pus em seu interior nos pés e nas mãos (forma localizada) ou espalhadas pelo corpo.

Recomendações - É recomendado, ao primeiro sinal de anormalidade na pele, como lesão difícil de curar ou surgimento de placas, buscar atendimento médico em uma unidade Básica de Saúde. Como ainda não há cura, o tratamento é feito para controlar a doença, com o uso de pomadas e hidratantes no local das lesões.

Fonte: Ministério da Saúde.



Comentários