Tratamento de Queimaduras (Enfermagem).

Um enfermeiro precisa participar de todas as etapas em relação ao atendimento de um paciente vítima de queimadura, independente do grau, prestando um atendimento multidimensional. Saiba mais!

Ao receber um paciente, vítima de queimadura, o profissional de enfermagem precisa prestar um cuidado não apenas de assistência tecnicista, mas oferecer uma abordagem multidimensional. O enfermeiro precisa olhar além do paciente, alcançando sua família também.

Vivências de enfermagem em relação aos pacientes queimados, onde a maioria deles se depara com angústia, medo, ansiedade e sentimento de impotência, leva os enfermeiros a ter uma participação em todas as etapas do tratamento desses pacientes, desde o primeiro atendimento ao término do tratamento. 

Isso porque as lesões causadas por queimaduras comprometem não só o corpo, mas causa muita dor, transtorno emocional para os pacientes e às famílias e sequelas irreversíveis. Portanto, a assistência de enfermagem adequada é fundamental e com a ética profissional e contínua, esses fatores acabam por ser essenciais ao tratamento terapêutico. 

É importante saber que uma pessoa que sofre uma queimadura, acaba se tornando uma vítima de agressão física em sua estética e morfologia e isso vai além dos danos físicos. 

Curta nossa página no  Facebook Twitter .

Assistência de enfermagem para vítimas de queimadura

Enfermagem tem como sua essência o ato de cuidar do ser humano e de sempre proporcionar uma recuperação mais segura e confiável, sem contar que é mais responsável na questão de execução de medidas preventivas em forma de educação à saúde. 


Dentro desse contexto, a equipe de enfermagem precisa estar apta a atuar em áreas distintas. Portanto, prestar assistência de enfermagem a um paciente queimado é preciso que o enfermeiro possua um alto nível de conhecimento cientifico em relação às alterações fisiológicas que acontecem no sistema orgânico assim que sofrer queimadura. 

Com isso o profissional de enfermagem consegue fazer a identificação e prevenir assim, alterações sutis que podem acontecer e desencadear maiores complicações em relação a lesões dos tecidos e do sistema. 

É o enfermeiro quem vai levantar informações precisas através da anamnese, com isso estabelecer assistência de enfermagem que possa atender às necessidades de cada um de seus pacientes queimados, dando continuidade ao tratamento terapêutico que já é iniciado no primeiro momento do socorro. 

Ações da equipe de enfermagem 

A equipe de enfermagem precisa prestar assistência emergencial, sempre monitorando a estabilização psicológica e física do paciente. Deve também intervir nas necessidades psicológicas de sua família e isso devido ao fato de que queimaduras geram respostas emocionais distintas e nem sempre eles contam com psicoterapia para depressão nos planos de saúde.

O enfermeiro precisa elencar as prioridades de ações a seu paciente, de forma a planejar uma assistência mais adequada e de acordo com suas necessidades, sempre analisando e acompanhando os exames para não deixar de estar ciente de qualquer procedimento. 
É importante que o profissional de enfermagem mantenha contato com a família do queimado.

Exame físico



Fazer exame físico é fundamental para uma melhor avaliação do quadro do queimado, sempre levando em conta as limitações do paciente, respeitando as lesões que sofreu para realizar de forma criteriosa o atendimento. O profissional de enfermagem precisa se atentar aos sinais vitais com frequência, considerando os pulsos periféricos que, por sua vez, pode não ser viável a verificação por causa da presença de edema.

Ao prestar uma assistência a uma pessoa com queimadura, o enfermeiro estará frente a uma rotina de muito trabalho, sofrimento e dor e isso não é apenas ao paciente, mas a seus familiares. O profissional de enfermagem estará frente a dor, padrão de sono perturbado, depressão, risco para infecção, mobilidade física prejudicada e ainda precisa saber intervir em cada uma dessas situações.

Por Andréia Silveira, colaboradora do blog http://www.planodesaudenota10.com.br

Comentários