Vacina contra Dengue é testada em cinco capitais brasileiras.

Essa é sem dúvida uma das vacinas mais esperadas no Brasil. Muito bom saber que ela já está em fase de testes. A Dengue já matou milhares de brasileiros e cada ano fica mais difícil combater o mosquito transmissor que vem se tornando mais resistente, apesar da aplicação de novas políticas públicas no combate, a Dengue é um desafio que ainda não foi vencido.

(reprodução/internet)
Segundo informações do portal de notícias Sobre Isso a vacina contra a Dengue já começou a ser testada em seres humanos em cinco capitais brasileiras: Vitória, Goiânia, Fortaleza, Natal e Campo Grande. Os dados obtidos nos testes serão analisados juntamente com outros países, onde a doença aparece como epidemia.

Até então a única profilaxia frente a Dengue é a ação contra o mosquito transmissor, o Aedes Aegypti, com inseticidas e eliminando os seus criadouros (água parada). Anteriormente, os testes feitos com a vacina apresentaram segurança para a saúde das pessoas.

Para a pesquisa foram selecionadas pessoas na faixa etária dos 09 a 16 anos. Eles têm um acompanhamento rígido de uma equipe médica, durante o período de testes. Certa parte dos voluntários recebe a vacina contra a Dengue, enquanto o restante toma aplicações de placebo (que não apresenta efeito no organismo).  Outro dado importante, é que os voluntários devem residir em locais que tenham risco de transmissão da doença.

São três doses de vacina, as quais serão aplicadas a cada seis meses. Caso Obtenha aprovação, a vacina deve chegar ao mercado no ano de 2014.

Momento Verdadeiro/com informações do site Sobre Isso.

Comentários