Presidente Lula recebe carta do Sindicato dos Enfermeiros reivindicando a regulamentação da jornada de trabalho em 30 horas como as demais classes.


Solange Caetano, presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo(SEESP), entregou ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, uma carta com pedido de aprovação e sanção presidencial do PL 2.295/2000 – que regulamenta em 30 horas a jornada de trabalho em enfermagem.

A entrega do documento aconteceu no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e faz parte de uma grande mobilização em prol da regulamentação da carga horária. Essa reivindicação vem sendo discutida há 55 anos. “Profissionais como médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, técnicos em radiologia tem sua jornada definida entre 20 e 30 horas, já os profissionais de enfermagem não têm qualquer proteção legal específica no exercício de suas atividades”, explica Solange Caetano, presidente do SEESP.

Na carta, o SEESP pede que sejam mantidas conversas com a base e a liderança de governo para a votação e aprovação imediata Projeto de Lei (2.295/2000) visto que o atual governo é tido como popular e democrático. “Senhor Presidente, assim como este governo ficou conhecido como o governo da esperança, nós trabalhadores da enfermagem, dizemos a Vossa Excelência que a nossa esperança está em suas mãos”, diz um trecho do documento.

A carta, assinada pelo presidente da República, foi levada para Brasília ontem (13/04) em manifestação pelo Projeto de Lei 2295/2000. Com o ato, os profissionais de enfermagem pretendem que o PL entre na ordem do dia e seja aprovado para ser encaminhado para sanção presidencial até 5 de maio- data limite de acordo com o calendário eleitoral.

As entidades da Classe levarão de São Paulo seis ônibus com profissionais de enfermagem vestidos de branco que permanecerão das 9h até às 16h em frente à Câmara, quando então ocuparão as galerias do Plenário da Câmara dos Deputados.

Por: Diego Garcia

Comentários