Pneumonia - O que mata é o desinteresse Publico!



A pneumonia é responsável por uma em cada quatro mortes de crianças – mais do que as mortes provocadas pela AIDS, pela malária e pelo sarampo juntos. Todos os anos, aproximadamente 1,8 milhão de crianças com menos de 5 anos morrem vítimas de pneumonia.
Ontem (2) foi lembrado o primeiro Dia Mundial contra a Pneumonia. Um projeto conhecido como Aliança Gavi quer vacinar 130 milhões de crianças, sobretudo em países pobres, até 2015. O alerta está no fato de a vacina contra a doença existir desde o ano 2000, mas estar disponível apenas em países ricos.

Aqui na cidade de Campos dos Goytacazes por exemplo foi disponibilizada pela prefeitura a vacina prevenar, mas somente para crianças até um ano de vida.
Agora Campos está traçando ações para que o município seja o primeiro do estado do Rio de Janeiro a oferecer gratuitamente o anticorpo "Palimazumab", que evita que o bebê contraia pneumonia viral e bronquiolite, causados pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Segundo informações da Secretaria de Saúde ano passado foram notificados mais de mil internações de crianças por essas doenças e, este ano, de janeiro a maio, foram mais de 300 casos.

Deixando de lado as outras questões, o importante é focar-se que única forma de reduzir as estatísticas é usar a maneira mais efetiva de combate, ou seja, priorizar a prevenção. E providenciar o fácil acesso as vacinas que são eficazes, e não estão acessíveis a população brasileira, e recurso para aquisição da vacina pelo SUS não falta. Infelizmente é a falta desses investimentos que leva o país gastar mais com internações e medicações, que muitas vezes não são tão eficazes no tratamento, levando tantas crianças a morte.

Fonte: Momento Verdadeiro

Comentários