45% da população mundial tem problemas de sono.

Segundo a Associação Mundial de Medicina do Sono, mais de 45% da população mundial tem problemas de sono. A entidade alerta que os problemas de sono constituem uma epidemia global que ameaça a saúde e a qualidade de vida. Através de nota informativa, a associação diz que dormir bem é um dos três pilares fundamentais para ter uma boa saúde, ao lado de uma dieta equilibrada e exercício regular.

A diretora da Sociedade Real de Saúde Pública da Espanha, Shirley Cramer, listou algumas formas pelas quais dormir pouco pode afetar sua saúde.  Segundo a executiva, dormir pouco tem relação com uma variedade de transtornos físicos, mentais e de comportamento. "A saúde mental é uma questão particular e, de certo modo, é um círculo vicioso: se tem problemas mentais, dorme pouco, e vice-versa. E se sente cada vez pior."

Ausência de sono aumenta possibilidade de sofrer acidentes. "Um em cada cinco acidentes tem a ver com a falta de sono", afirma Cramer.

Tanto a falta de sono como a má qualidade do sono tem grande impacto negativo na saúde, segundo a especialista. Os efeitos impactam a capacidade de atenção, a recuperação da memória e a aprendizagem. Para a pesquisadora, o ato de dormir bem muitas vezes é subestimado, mas é algo que deveria preocupar a todos. "É uma questão de saúde pública." 

(Com informações da BBC)

Comentários