Sobrepeso aos 50 anos pode antecipar a aparição do Alzheimer.

Ter sobrepeso aos 50 anos está ligado à aparição antecipada do Alzheimer em adultos cognitivamente sãos a essa idade, segundo um estudo publicado nesta terça-feira pela revista "Molecular Psychiatry".
Segundo os cientistas do Instituto Nacional do Envelhecimento (NIH) americano, cada unidade acrescentada ao Índice de Massa Corporal (IMC) na média idade significa que a doença pode aparecer 6 ou 7 meses antes.

Estudos prévios já tinham apontado que algumas mudanças no estilo de vida, como uma melhora da dieta e o exercício regular, podem atrasar a manifestação do Alzheimer.

Os pesquisadores se basearam nos dados de 1.394 pacientes cognitivamente normais que se submeteram a testes neuropsicológicos a cada dois anos durante uma média de 14 anos.

Dentro desse grupo, 142 pessoas desenvolveram a doença e, entre eles, aqueles com um maior Índice de Massa Corporal aos 50 anos sofreram os primeiros sintomas do mal de Alzheimer antes do resto.

A partir de 191 autópsias, os cientistas também comprovaram que a obesidade na média idade está associada com danos neurológicos no cérebro relacionados com o Alzheimer.

"Estes resultados são importantes porque acrescentam uma quantidade grande de conhecimento sobre a relação entre a obesidade e o Alzheimer, mas sobretudo indicam que manter um Índice de Massa Corporal saudável desde a média idade pode contribuir para que ocorra um efeito protetor para a aparição do mal décadas depois", afirmou Madhay Thambisetty, principal autor do estudo.

Para o cientista, são necessárias novas investigações que envolvam um maior número de pacientes para determinar o IMC concreto a partir do qual começa a se elevar o risco de uma manifestação antecipada do Alzheimer.

Os autores do estudo sublinharam que os resultados estatísticos desta pesquisa não aprofundam nos mecanismos que fazem com que o sobrepeso e a obesidade influam na aparição da doença.

Comentários