Health Risk Assessment (HRA) - avaliação de risco à saúde; saiba mais.

O “Health Risk Assessment” (HRA) significa, na tradução literal, avaliação de risco à saúde. Essa avaliação é uma das ferramentas mais utilizadas para promover uma vida saudável e, muitas vezes, é a primeira etapa de programas de saúde.

O HRA é um questionário elaborado por profissionais da saúde, no qual as perguntas determinam um perfil da pessoa, avaliando os seus riscos de saúde e sua qualidade de vida. Normalmente, é um questionário extenso, que no final gera um feedback. Ele pode ser realizado online ou face-a-face, com conselheiros de saúde.


Esse feedback nada mais é do que um relatório com detalhes sobre a saúde da pessoa o qual, muitas vezes, é subdividido por áreas específicas, como nutrição, psicologia, fisioterapia, fitness e etc. Com essa avaliação, é possível mudar o estilo de vida e reduzir os riscos de saúde. Vale lembrar que a avaliação de risco à saúde não diagnostica doenças e nem substitui a consulta com um médico. Ela identifica os riscos de saúde de uma pessoa e o feedback serve para guiar quais profissionais ela deve buscar ou como pode prevenir uma doença.

Além do feedback individual, os HRAs também são muito utilizados para oferecer dados para empregadores e organizações. Esses relatórios apresentam as principais áreas de risco dos funcionários e podem ajudar as empresas se prepararem para suprir necessidades, seja com projeções de custos ou aumento de cuidados com a saúde. Também pode ser usado para guiar os primeiros passos pelos quais as organizações podem fazer as intervenções de saúde adequadas dentro da sua força de trabalho.

A avaliação de risco à saúde mudou ao longo dos anos em conjunto com os avanços tecnológicos. Antigamente, os questionários eram realizados em papel. Atualmente, é mais comumente realizado online, como o Livwell – Soluções para medicina preventiva. Essa avaliação dura apenas 15 minutos, e ao final, é possível conferir um relatório completo com seus principais fatores de risco para a saúde e como prevenir algumas doenças.

Curta o Momento Verdadeiro no Facebook e no Twitter .

Fonte: Dino


Comentários