Pular para o conteúdo principal

Dicas para preparar uma Ceia de Natal saudável.

O Natal está chegando e com ele a preocupação do que preparar para a Ceia neste dia tão especial. Esse é um dos momentos em que é mais provável deixar de lado uma alimentação saudável de um ano todo e cair nos exageros. Mas saiba que é possível aproveitar bem a Ceia e ainda assim continuar mantendo os cuidados com a Saúde.

Se a variedade de alimentos da Ceia de Natal lhe deixa inseguro para fazer as escolhas mais saudáveis, as orientações abaixo poderão lhe ajudar:

Diminuir o tamanho das porções pode ser uma alternativa para não se privar dos alimentos tipicamente natalinos.

Ter uma atenção especial ao modo de preparo dos alimentos também é importante. Utilizar pouco óleo para preparar os alimentos, preferir opções assadas e investir em saladas cruas ou frutas sem caldas.

No preparo da  farofa e demais recheios para carnes, evite embutidos como linguiça e presunto. Doses extras de sódio e gordura devem ser evitadas.


As carnes como peru, chester,  tender, lombo e pernil podem ser regadas com suco de laranja com ervas enquanto são assadas. Dessa forma, ficam suculentas e podemos dispensar a manteiga da cobertura dos assados.

As frutas secas e castanhas podem ser consumidas, porém com moderação. Em excesso podem contribuir para aumentar o valor calórico da refeição.

Prefira sucos naturais que não necessitem de açúcar extra. Bebidas alcoólicas são geralmente calóricas, portanto, cuidado com a quantidade ingerida.

Lembre-se que a satisfação do Natal é o encontro com as pessoas que amamos! E a alimentação equilibrada só fortalece esse momento!

Curta o Momento Verdadeiro no Facebook e no Twitter .

Pequenas mudanças na forma de preparo e algumas substituições de alimentos gordurosos por outros mais saudáveis podem deixar os tradicionais alimentos da ceia de natal mais saudáveis. Comer com moderação e bom senso também auxilia bastante aqueles que não querem deixar de aproveitar os banquetes das comemorações.

Algumas dicas são:

Dê preferência a carnes magras e sem pele;
Opte pelas carnes grelhadas, se for possível;
Evite utilizar molhos muito gordurosos;
Troque alguns alimentos pela sua versão integral, como o arroz e massas;
Prefira as frutas oleaginosas como nozes, amêndoas e castanhas ao invés das frutas cristalizadas que possuem muito açúcar. É Importante não exagerar na quantidade do consumo, pois estas frutas oleaginosas também possuem bastante gordura;
Em questão de calorias, o peru é a melhor opção se comparado com o tender e o chester. Mas atenção consuma-o sem a pele;
Não exagere no consumo do Panetone que possui muitas calorias e é pobre em nutrientes;
Para a sobremesa, opte por frutas frescas;

Fonte: Dicas de Nutrição

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enfermagem + Idosos = Cuidados

A atuação de enfermeiros junto ao idoso deve estar centrada na educação para a saúde, no “cuidar”, tendo como base o conhecimento do processo de senilidade. Estar em atento ao retorno das possíveis atividades do idoso e de sua capacidade funcional. O objetivo primordial dos enfermeiros é atentar às necessidades básicas, à dependência e ao bem-estar do idoso. Tal colocação tem como base a assistência de enfermagem tanto na saúde quanto na doença.
Todos os profissionais envolvidos neste trabalho de ajuda ao idoso devem atuar, também, junto a seus familiares, apoiando-os nas decisões, ajudando-os a aceitar as alterações físicas advindas de doenças próprias da idade.

Pois , o idoso pode apresentar vários problemas que levam ao comprometimento da sua reabilitação tais como: Desânimo, depressão, crise de choro e idéia de suicídio, muitas vezes observados durante a consulta de enfermagem. É de extrema importância os enfermeiros, nessas situações, serem sensíveis para detectar tais problemas, i…

Alzheimer: Diagnósticos de Enfermagem e Reabilitação do paciente.

O dia 21 de setembro foi instituído pela ADI (Alzheimer's Disease International), entidade internacional que congrega mais de 75 Associações de Alzheimer no mundo, como dia de sensibilização para a doença.
Doença de Alzheimer - Enfermidade incurável que se agrava ao longo do tempo, mas pode e deve ser tratada. Quase todas as suas vítimas são pessoas idosas. Talvez, por isso, a doença tenha ficado erroneamente conhecida como “esclerose” ou “caduquice”.
A doença se apresenta como demência, ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais. Quando diagnosticada no início, é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família. Seu nome oficial refere-se ao médico Alois Alzheimer, o primeiro a descrever a doença, em 1906.
Causa - Não se sabe por que a Doença de Alzheimer ocorre, mas são conhecidas algumas lesões cerebrais características dessa do…

Enfermeiro gay é morto na frente da filha.

Na semana passada, um enfermeiro foi morto a golpes de faca dentro de casa na frente da filha de um ano em São Gonçalo, região metropolitana do Rio. Antes de morrer, a vítima chegou a contar que teve a casa invadida por um homem encapuzado.
Jorge Patrício de Araújo, de 37 anos, que era casado com um homem, havia acabado de adotar a criança. Para os amigos, o crime foi motivado por homofobia.
A DH (Divisão de Homicídios) de Niterói investiga o caso.