Pular para o conteúdo principal

Como prevenir as rugas.

O que são rugas? Rugas são dobras/pregas na pele que se formam ao longo do processo de envelhecimento humano devido à perda da elasticidade e tonicidade desse tecido tanto na superfície como nas camadas mais profundas. Isso faz com que a pele perca sua estrutura normal de sustentação e mude sua conformação de lisa para enrugada. É um processo fisiológico, irreversível e progressivo, ou seja, é uma formação que ocorrerá naturalmente em todas as pessoas.

O que causa as rugas? A maioria das rugas é causada pelas alterações que ocorrem naturalmente no tecido de sustentação da pele devido ao envelhecimento do ser humano. Isso é inevitável, irreversível e nada pode ser feito para diminuir a progressão das rugas, apesar de que, existem tratamentos muito bons que eliminam os sinais das rugas e até diminuem o seu avanço.

Porém, alguns fatores externos, relacionados com o ambiente e o estilo de vida, podem acelerar o desenvolvimento das rugas e o seu aparecimento precoce. Como, por exemplo, a alta exposição aos raios solares que também aumenta a probabilidade de câncer de pele.

Outros agentes externos que aceleram o aparecimento das rugas são: Fumo; Consumo de bebidas alcoólicas em excesso; Estresse; Alterações do hormônio feminino (estrogênio); Vento; Calor.

Qual o processo de formação das rugas? Quando uma pessoa envelhece, as glândulas sudoríparas e sebáceas, que são responsáveis pela hidratação da pele, vão diminuindo ao longo dos anos. Isto faz com que a pele esteja cada vez menos úmida e suas fibras elásticas que sustentam e mantêm a arquitetura saudável da pele fiquem mais enfraquecidas causando a perda da estrutura padrão e gerando as pregas e ondulações: as rugas.

Como prevenir as rugas - A prevenção contra as rugas está mais baseada em evitar o aceleramento do que evitar o seu início. Isso quer dizer, que a prevenção não consiste em evitar que as rugas apareçam, mas sim evitar que elas apareçam mais cedo e mais intensas do que deveriam.

– Sempre retire a maquiagem antes de dormir. Para isso, utilize um demaquilante que não irrite e pele;
– Utilize protetor solar facial e protetor para o corpo diariamente, mesmo nos dias nublados;
– Tenha o hábito de limpar, tonificar, hidratar e esfoliar a pele;
– Alimente-se bem com grãos, frutas e vegetais frescos;
– Pratique exercícios regularmente;
– Evite o estresse;
– Não fume ou, se já fuma, deixe de fumar;
– Mantenha-se sempre hidratado (a) tomando muita água;
– Cremes de rejuvenescimento ajudam e podem ser utilizados para prevenção;
– Evite usar cera quente, pois o calor degenera as fibras elásticas que sustentam a pele.

Tratamento para rugas - O tratamento para as rugas está bem avançado e muito eficiente. São diversos tipos de tratamentos que existem, com produtos químicos, lasers e até intervenções cirúrgicas inovadoras que visam reverter o processo natural do envelhecimento, prevenir e eliminar as rugas. Porém, somente um profissional especializado poderá escolher o tratamento mais adequado em cada caso.

Os tratamentos que existem atualmente são: toxina botulínica, cremes cosmiátricos, laser de CO2 Fracionado, Peeling, Luz intensa pulsada, Radiofrequência, Preenchimento e Lifting facial.

Curta o Momento Verdadeiro no Facebook e Twitter e receba as últimas notícias.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para momentoverdadeiro@gmail.com

Fonte: Site Vida e Saúde

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enfermagem + Idosos = Cuidados

A atuação de enfermeiros junto ao idoso deve estar centrada na educação para a saúde, no “cuidar”, tendo como base o conhecimento do processo de senilidade. Estar em atento ao retorno das possíveis atividades do idoso e de sua capacidade funcional. O objetivo primordial dos enfermeiros é atentar às necessidades básicas, à dependência e ao bem-estar do idoso. Tal colocação tem como base a assistência de enfermagem tanto na saúde quanto na doença.
Todos os profissionais envolvidos neste trabalho de ajuda ao idoso devem atuar, também, junto a seus familiares, apoiando-os nas decisões, ajudando-os a aceitar as alterações físicas advindas de doenças próprias da idade.

Pois , o idoso pode apresentar vários problemas que levam ao comprometimento da sua reabilitação tais como: Desânimo, depressão, crise de choro e idéia de suicídio, muitas vezes observados durante a consulta de enfermagem. É de extrema importância os enfermeiros, nessas situações, serem sensíveis para detectar tais problemas, i…

Alzheimer: Diagnósticos de Enfermagem e Reabilitação do paciente.

O dia 21 de setembro foi instituído pela ADI (Alzheimer's Disease International), entidade internacional que congrega mais de 75 Associações de Alzheimer no mundo, como dia de sensibilização para a doença.
Doença de Alzheimer - Enfermidade incurável que se agrava ao longo do tempo, mas pode e deve ser tratada. Quase todas as suas vítimas são pessoas idosas. Talvez, por isso, a doença tenha ficado erroneamente conhecida como “esclerose” ou “caduquice”.
A doença se apresenta como demência, ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais. Quando diagnosticada no início, é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família. Seu nome oficial refere-se ao médico Alois Alzheimer, o primeiro a descrever a doença, em 1906.
Causa - Não se sabe por que a Doença de Alzheimer ocorre, mas são conhecidas algumas lesões cerebrais características dessa do…

Enfermeiro gay é morto na frente da filha.

Na semana passada, um enfermeiro foi morto a golpes de faca dentro de casa na frente da filha de um ano em São Gonçalo, região metropolitana do Rio. Antes de morrer, a vítima chegou a contar que teve a casa invadida por um homem encapuzado.
Jorge Patrício de Araújo, de 37 anos, que era casado com um homem, havia acabado de adotar a criança. Para os amigos, o crime foi motivado por homofobia.
A DH (Divisão de Homicídios) de Niterói investiga o caso.