Segurar a urina pode trazer problemas graves.

Muitas pessoas, especialmente as mulheres, têm o hábito de segurar a urina por muito tempo. A mania é bastante comum nos dias atuais, em que a correria predomina na maior parte do dia e, então, as pessoas ficam sempre prolongando o momento de ir ao banheiro até terminarem o que estão fazendo. O problema é que, mesmo parecendo um gesto inofensivo, ele pode trazer consequências para a saúde.

Segundo o nefrologista Rui Alberto Gomes, do Instituto de Nefrologia de Mogi das Cruzes, quem tem esse hábito está propenso a desenvolver infecção urinária, que pode piorar e até mesmo levar a uma doença renal. “Uma vez ou outra, quando não há banheiro por perto, por exemplo, não faz mal, mas a frequência é que é perigosa. As mulheres, principalmente, devem tomar mais cuidado. Como elas possuem a uretra (canal por onde passa a urina) mais curta do que a do homem, contraem infecção urinária com mais facilidade. O ideal, entretanto, para ambos os sexos, é não retardar a micção, urinando toda vez que sentir vontade”, adverte o médico.

Gomes salienta que a maioria das infecções urinárias, sobretudo a cistite (tipo mais comum da doença), não costuma ser grave e os quadros são relativamente simples de serem curados.Porém, se não forem tratadas adequadamente, podem atingir os rins, causando a pielonefrite(infecção no trato urinário que afeta quase todas as estruturas do rim). Quando isso acontece, a infecção passa a ser mais grave e exige assistência médica imediata, para um tratamento adequado e mais prolongado.

Quando o órgão é atingido, os sintomas comuns da cistite mudam (dor ao urinar e aumento do número deidas ao banheiro) e a pessoa passa a apresentar febre, dores na região lombar e calafrios.“Na pielonefrite, existe até mesmo o risco potencial de a infecção se generalizar pelo corpo, causando uma septicemia, trazendo risco de morte ao paciente; daí a importância do adequado e imediato tratamento”, explica Gomes.

O recomendado, de acordo com o médico, é sempre procurar um especialista ao sentir quaisquer sintomas diferentes no corpo.


(*) Dino.

Comentários