Cantinas de escolas deverão divulgar informações nutricionais.

(Reprodução)
Nós sabemos que a alimentação infantil exige muita atenção dos pais. Quando  as crianças começam a frequentar a escola, elas descobrem outros alimentos e isso pode causar algumas mudanças nos seus padrões alimentares, por isso é muito importante que pais e educadores façam um trabalho de educação nutricional com essas crianças. “Hábitos alimentares errôneos nessa faixa etária podem conduzir a problemas nutricionais em curto prazo, tais como comprometimento do crescimento e do desenvolvimento na infância, bem como facilitar o aparecimento de doenças não transmissíveis na fase adulta, como, por exemplo: hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus tipo II, câncer, entre outras”, declara a nutricionista Alessandra da Silva Pereira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

No Rio de Janeiro, a Assembleia Legislativa (Alerj) aprovou nesta quarta-feira (11/09), em primeira discussão, o projeto de lei 740/11, que obriga a divulgação de tabelas nutricionais por cantinas de escolas particulares. O material deverá trazer, em cardápios ou através da afixação de cartazes, informações como calorias ou presença de glúten e lactose. 


“A ideia é garantir ao consumidor o conhecimento necessário acerca dos alimentos e bebidas adquiridos, mantendo, assim, uma saudável relação de consumo e de qualidade de vida, além de garantir um bem maior, que é a saúde de toda a população”, salienta o autor da lei, deputado Bernardo Rossi (PMDB).

Fontes: Brasil Escola e Alerj.


Comentários