"Vitamina A": nutriente essencial para o crescimento e o desenvolvimento saudável da criança.


Reprodução
A vitamina A é um nutriente essencial para o crescimento e o desenvolvimento saudável da criança e também para o bom funcionamento dos olhos. Ela ajuda a reduzir as chances do pequeno de ter anemia, diarreia, cegueira, além de prevenir a mortalidade infantil. Desde 2005, o Ministério da Saúde trabalha, por meio do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A, para diminuir a deficiência da vitamina no País, já que cerca de 20% das crianças brasileiras apresentam carência.
Segundo a coordenadora geral de alimentação e nutrição do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, a causa da deficiência de vitamina A está relacionada a maus hábitos alimentares. “Por isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS)e o MS preconizam a suplementação preventiva com megadoses de vitamina A, porque com a adequada prevenção poderemos reduzir em 24% a mortalidade infantil e até 28% da mortalidade causada por diarreias”, explica.
O corpo não pode fabricar vitamina A, portanto, toda vitamina A que necessitamos deve provir dos alimentos. Contudo o corpo pode armazenar as porções que ingerimos de modo a termos uma reserva quando necessitamos. Assim, as crianças devem receber duas doses anuais da vitamina A, com intervalo de seis meses entre uma dose e outra. Além da suplementação, elas também podem aumentar a dose de vitamina A no organismo se alimentando de fígado, gema de ovo, leite de vaca; frutas amarelo-alaranjadas: manga, caju, goiaba, mamão e caqui; vegetais amarelos: abóbora e cenoura; vegetais folhosos verdes: espinafre, couve, beldroega, caruru e mostarda; óleos e frutas oleaginosas: buriti, pupunha, dendê e pequi. Amamentar exclusivamente o bebê até o 6º mês e continuar até pelo menos os 2 anos de idade também ajuda a diminuir a deficiência.
O Programa de Vitamina A contempla, a partir de agora, todos os municípios da região Nordeste, 100% dos municípios da região Norte e os municípios da região do Vale do Jequitinhonha e do Vale do Mucuri, em Minas Gerais. Até o final do ano, todos os municípios da região Centro-Oeste, Sul e Sudeste, que fazem parte do Plano Brasil Sem Miséria, irão ser inseridos no Programa. Isso resultará num total de 3.034 municípios participantes do programa e 7,8 milhões de crianças contempladas.
Fonte: Mônica Plaza / Blog da Saúde

Comentários