Proposta visa fixar piso salarial de enfermeiros em R$4.650 mil.

(Divulgação)
A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, aprecia alguns temas importantes para as entidades de classe do Brasil, na primeira reunião ordinária de 2012 o Deputado Federal Bala Rocha (PDT/AP), presidente da CTASP, incluiu na pauta de votações a regulamentação de um piso nacional para enfermeiros, que aguardava desde 2009 para ser votado.

O Projeto de Lei nº 4.924/09, de autoria de Mauro Nazif (PSB/RO) e relatado por Assis Melo (PCdoB/RS), busca alterar a Lei nº 7.498, de 1986, que “Dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem, e dá outras providências”. A proposta é fixar em R$ 4.650 mil o piso salarial dos enfermeiros, em 50% desse valor o piso salarial dos Técnicos de Enfermagem e, em 30%, o dos Auxiliares de Enfermagem e Parteiras.
Bala Rocha, que é médico e foi responsável pela implantação da residência do Curso de Enfermagem na Universidade Federal do Amapá, considera o assunto prioritário. “Os enfermeiros são uma peça fundamental no sistema de saúde. Se quisermos pensar em atendimento de qualidade, temos que valorizar a carreira”, asseverou.

Com informações do Gabinete do Deputado Federal Bala Rocha.

Comentários

Anônimo disse…
LEGAL! MAIS ESTA PROPOSTA É PARA TODAS AS TRÊS ESFERAS DE GOVERNO,(FEDERAL,ESTADUAL E MUNICIPAL)? AS LEIS DO SUS FALA QUE OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DEVEM SER VALORIZADOS, MAS SABEMOS QUE NÃO É O QUE ACONTECE, SOMOS UMA CATEGORIA DESVALORIZADA E COM POUCO RECONHECIMENTO, COM UMA CARGA HORÁRIA DE TRABALHO DESGASTANTE DE MAIS DE 40HORAS SEMANAIS E A MAIS DE 10 ANOS TENTAMOS DIMINUIR ESTA CARGA HORÁRIA COM UM PROJETO DE LEI QUE JÁ FOI APROVADO EM VARIAS ESTANCIAS MAIS NUNCA SAI DA GAVETA DOS PARLAMENTARES! SERÁ QUE ESTA SAI??????? SOU TECNICA EM ENFERMAGEM PELA PREFEITURA DE GOIANIA GOIAS E GANHO UM SALÁRIO DE 810,00+ BENEFICIOS CHEGA HÁ 1.289,00, O SALÁRIO DE TECNICO DE ENFERMAGEM DO ESTADO E DO GOVERNO FEDERAL ATUALMENTE É QUASE TRÊS MIL REAIS, PORQUE TANTA DIFERENÇA PARA O MESMO TRABALHO E A MESMA CARGA HORÁRIA? ESSA LEI VALERÁ PARA TODOS E SERÁ APROVADA EM QUANTOS ANOS??
Anônimo disse…
TEGAomara q esta proposta chegue no interior do RJ,pois o salario do enfermeiro aq e uma vergonha p classe.