Enfermeiras interrompem velório de um bebê para realizar exames.


Aconteceu! - Enfermeiras da Santa Casa de São Roque, a 54 km de São Paulo, interromperam o velório de um bebê que morrera três horas depois do parto para realizar exames no corpo da criança. O caixão foi retirado do salão em que era velado e transportado para uma sala vizinha. Depois dos exames, em que as roupas do recém-nascido foram cortadas, o corpo foi devolvido para o velório.

O fato ocorreu no Natal, mas apenas nesta última sexta-feira, 30, é que os pais procuraram a Polícia Civil e registraram um boletim de ocorrência para preservação de direitos. "As enfermeiras alegaram que tinha havido um erro no atestado de óbito e tinham que fazer uns exames, mas nosso bebê já estava morto fazia muito tempo. Foi um momento difícil e deixou todo mundo nervoso", disse o pai, Paulo Gonçalves Leopoldo, de 26 anos.

A Secretaria Estadual de Saúde informou que o procedimento foi incorreto e que o caso será apurado. Em nota, a Santa Casa confirmou que tinha havido um erro no preenchimento do atestado de óbito. O caso foi registrado como de natimorto (quando o bebê é dado à luz sem vida), mas foi constatado que a criança respirou e viveu durante três horas.


De acordo com a nota, o erro no preenchimento do atestado de óbito ocorreu devido a uma falha de comunicação entre o berçário da maternidade e a recepção. Para fazer um novo atestado de óbito, as enfermeiras tiveram de colher a impressão plantar do pé direito do bebê quando este já tinha sido liberado para o sepultamento. A nota informa que a administração tomou providências para evitar novas falhas.



Fonte: Agência Estado.



Comentários

Anônimo disse…
Na minha concepçao pelo q fiquei sabendo pela net q vai se completar um ano e nada se foi feito o Brazil q nao muda ou o advogado desses cuitados q e um mole pra nao dizer outra coisa. Ps rato de esgoto