Catapora em adultos: Variação do vírus pode causar a Herpes-zoster

REPRODUÇÃO
A varicela, popularmente conhecida como catapora, é uma doença infecciosa, contagiosa e que, apesar de benigna, costuma incomodar principalmente pelas manchas vermelhas na pele e pela coceira intensa. Comum na infância, a catapora pode afetar o organismo de um indivíduo na fase adulta, devido a uma variação do vírus varicela-zoster.

Contágio

A transmissão da catapora ocorre durante todo o ano, com predominância no final do inverno e começo da primavera, principalmente nos estados do Sul e Sudeste do Brasil. Somente até setembro de 2010, mais de 1,5 mil casos foram registrados no interior de São Paulo e Minas Gerais.

“Para se contrair a doença, basta entrar em contato com as vesículas do doente ou as gotículas que ele expele pelo ar. A transmissão é maior em ambientes aglomerados. Mesmo antes de saber que está doente, a pessoa começa a transmitir o vírus, porque os sintomas só se manifestam entre 14 e 21 dias após o contágio”, aponta o médico Jorge Huberman, pediatra e neonatologista do Hospital Albert Einstein e do Instituto Saúde Plena, de São Paulo.


Herpes-zoster em adultos

O vírus pode voltar na fase adulta, normalmente em pessoas com baixa imunidade, idosos ou doentes crônicos, por exemplo. O Herpes-zoster é uma doença decorrente da reativação do vírus da varicela, que causa lesões parecidas com a catapora, mas que, no entanto, afeta os nervos e provoca dores muito fortes. Gradualmente vão se formando pequenas bolhas preenchidas com fluidos. Frequentemente ocorre sensação de indisposição.

“Em cerca de 10% a 20% dos indivíduos que tiveram a doença, principalmente em idosos e em imunodeficientes, pode ocorrer a reativação do vírus, levando ao aparecimento do Herpes zoster, conhecido também como cobreiro. A doença é caracterizada pelo aparecimento de pequenas vesículas dolorosas, que provocam ardência e coceira, em uma região limitada da pele, geralmente no tronco, mas pode acometer membros e a face, causando até a cegueira”, afirma Huberman.

Tratamento e prevenção

Depois de identificada a doença, um tratamento com antivirais alivia as dores e ajuda na cicatrização. Mas já há estudos que apontem a utilização da vacina contra catapora na redução das complicações do Herpes zoster, principalmente em idosos, que costumam sofrer com um maior tempo de ação do vírus no organismo.

Em geral, a vacina de prevenção é recomendada em dose única, após o primeiro ano de vida da criança. Em adolescentes suscetíveis, com baixa imunidade ou doenças crônicas, são recomendadas duas doses. A vacina também é aplicada em adultos que nunca tenham contraído a doença.

Fonte: Site Arca Universal/ Saúde


Comentários

Max Darcival disse…
Obrigado pela informação e parabéns pelo website.
Já estou guardando ele.
Convido para vistar o meu que segue no mesmo estilo:
http://naenfermagem.blogspot.com

grande abraço!