Prevenção contra a osteoporose deve começar ainda na infância, orientam especialistas

Normalmente associada a idosos ou a mulheres na menopausa, a osteoporose – doença que causa a diminuição da massa óssea e alterações na constituição dos ossos, provocando dores intensas e fraturas – começa a preocupar pediatras. Apesar de ainda serem poucos os casos registrados no País, a incidência da doença em crianças e adolescentes vem crescendo, segundo especialistas.

O tema foi destaque do 28º Congresso Brasileiro de Reumatologia, que ocorreu em Porto Alegre (RS) no final do mês passado.

A palavra de ordem nesse caso é prevenção. Uma pessoa adquire a maior parte da massa óssea na puberdade. Aos 25 anos ela possui toda a massa óssea que terá para o resto da vida. Caso chegue nessa idade com uma estrutura menor que os índices considerados normais, as chances de desenvolver osteoporose no futuro serão maiores.

Se a deficiência nos ossos for muito grande, as fraturas ainda na infância podem ocorrer com maior facilidade.A presença de casos de osteoporose na família devem deixar os pais atentos pois entre 70% e 80% dos ossos são formados a partir da herança genética de cada indivíduo.

O restante da formação óssea depende de cálcio, nutriente encontrado principalmente no leite e nos seus derivados, por isso a importância de uma alimentação balanceada. E para que o cálcio seja assimilado pelo organismo é preciso vitamina D, que por sua vez só reage no corpo se a pessoa se expõe ao sol.

Segundo Rosa Maria Pereira, responsável pelo Ambulatório de Doenças Ósteometabólicas do Serviço de Reumatologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, é fundamental redobrar a atenção a quem tem maiores riscos, “crianças e adolescentes intolerantes ao leite, com anorexia nervosa, sedentários e que se submetem a tratamentos com corticoides (substâncias usadas no tratamento da asma, por exemplo) e anticonvulsivos. Esses são casos que têm grandes chances de ter fraturas ainda na infância. Fumar também compromete a formação do osso”, aponta.(G.B.)

Fonte: Folha Universal on line.

Comentários