Rins é preciso cuidar deles.

Associação Amigo do Rim promove ação social no centro de Campos dos Goytacazes








A doença renal crônica atinge milhares de pessoas. Ela é silenciosa, e por isso, difícil de ser descoberta precocemente. Quando detectada no inicio, imediatamente iniciando o tratamento, aumentam as possibilidades de uma vida de melhor qualidade para o paciente.





O Dr. João Carlos Borromeu, médico nefrologista e professor da Liga Acadêmica de Nefrologia da Faculdade de Medicina de Campos dos Goytacazes disse durante entrevista ao Momento Verdadeiro que a doença renal é epidêmica, incurável, mas é tratável.





- As pessoas quando vão ao hospital geralmente já estão no quadro V da doença, na fase de fazer diálise e consequentemente o transplante. Por isso é importante trabalharmos na prevenção da doença e também promoção da saúde orientando as pessoas. Ressaltou o Dr. João Carlos Borromeu. (veja abaixo a entrevista na íntegra)











A jovem Lara, 17 anos, relatou ao Momento Verdadeiro o quanto foi difícil superar todas as dificuldades, a partir do momento que a doença evoluiu rapidamente em sua vida.







- Tudo começou quando acordei de manhã, estava bem inchada, fomos ao hospital, lá foram feitos vários exames. A partir desse dia foram três anos de muita luta, fiz tratamento aqui em Campos, no Rio de Janeiro e São Paulo. Mas nenhum deu certo, e minha função renal piorou e tive que fazer hemodiálise por seis meses. Fiz vários exames de compatibilidade e meu pai pode ser doador, consegui fazer transplante. Relatou Lara. (Veja abaixo o depoimento da Jovem Lara)









Já o Sr. Ricardo, pai da Lara e presidente da Associação Amigo do Rim, falou do trabalho de conscientização promovido pela instituição que vem coordenando e desenvolvendo mobilizações públicas com apoio de acadêmicos voluntários com propósito de informar e conscientizar a sociedade sobre os perigos da nefropatia.







- Uma das principais funções e metas da Associação Amigos do Rim é levar a população conhecer pequenos sinais da doença renal crônica, e assim conduzir todos a buscar junto aos médicos a inclusão de componentes como a creatinina e uréia nos exames de rotina, para que se possa detectar bem cedo caso exista a patologia e logo iniciar o tratamento. Concluiu Ricardo. (Confira na íntegra a entrevista abaixo)











Previna-se! Você pode ter uma doença renal e não saber. Consulte um médico.


Por: Washington Luiz



Comentários

Ministério disse…
Olá, blogueiro,
Salvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.
Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.
Acesse www.doevida.com.br e saiba mais.
Para obter material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
Atenciosamente, Ministério da Saúde
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude