Revertendo a laqueadura

Mudou de idéia sobre ter filhos? Veja como resolver essa situação

Imagine tomar uma decisão que pode mudar o rumo da sua vida, ou melhor, o rumo da vida de toda a sua família. Agora, imagine que sua vida mude de um dia para o outro e que você se arrependa dessa decisão. Muitas vezes não se pode voltar atrás, mas algumas escolhas podem ser refeitas. Felizmente, a medicina já consegue (pelo menos na maioria das vezes) reverter a laqueadura ou ligadura de trompas.

Optar pela esterilização feminina é um passo importante na vida de um casal, e deve ser muito bem pensado para que não haja arrependimento depois. "Quando a decisão da ligadura é tomada após o casal analisar as inúmeras possibilidades, que devem ser apresentadas pelo médico (término da relação, perda ou doença de filho etc.), o arrependimento tende a ser muito pequeno, daí a importância da informação ao casal. Optar por tal método por imposições de ordem financeira, pressão do cônjuge, instabilidade emocional, certamente elevará a taxa de arrependimento", explica o ginecologista e obstetra Luis Fernando Moraes, diretor do Cremerj. Ele lembra ainda que "o casal deve ser orientado sobre os inúmeros métodos anticoncepcionais, e buscar o método que lhe seja mais conveniente".

Foi o que aconteceu com a executiva Joana Lacerda, que recebeu orientação médica para tomar a decisão. "Fiz laqueadura com 32 anos, depois de ter meu segundo filho. Fiz porque estava certa de que não queria ter mais filhos. Até houve uma época, quando me separei, que me sentia arrependida, mas hoje gosto da idéia, afinal, a minha condição financeira não é muito confortável", conta. Ela lembra ainda que achou graça quando o médico pediu para que ela assinasse um termo de responsabilidade: "Foi engraçado quando o médico disse que muitas mulheres que faziam a laqueadura depois voltavam se dizendo arrependidas".

Joana diz que não faria uma reversão, e nem conhece ninguém que tenha feito, mas acha válido para quem ainda quer ter filhos, mas propõe um desafio à medicina. "Acho que teria que ser uma coisa mais simples, e não esse procedimento arriscado como é hoje em dia. A reversão da laqueadura deveria ser como a reversão da vasectomia: rápida e simples", sugere.

A cirurgia de laqueadura está regulamentada pela Lei 9.263 (Lei Sobre Planejamento Familiar), de 1996. De acordo com essa Lei, para poder fazer a laqueadura, a mulher precisa ter mais de 25 anos ou dois filhos. Além disso, ela também precisa de uma reunião de Planejamento Familiar e entrevista com assistente social. A cirurgia também não pode ser feita logo após o parto ou a cesárea, a não ser que a mulher tenha algum problema grave de saúde ou tenha feito várias cesarianas.

Existem, ao todo, dez tipos de laqueadura, entre eles, por videocirurgia ou convencional, por colocação de anéis de plástico, clips de titânio, eletrocoagulação ou fio de sutura convencional. Segundo Moraes, um grande percentual de casos pode ser revertido. "Cerca de 70% deles", diz. "Todas elas são microscópicas e interrompem a passagem dos óvulos pelas trompas de falópio até o útero", acrescenta a ginecologista e obstetra Selma Horowicz Camarov.
Quando é feita a reversão, além dos riscos inerentes a qualquer cirurgia, a paciente corre o risco de uma gravidez tubária. Segundo Dra. Selma, o pior deles. "Como a trompa não é o ambiente adequado para o desenvolvimento de uma gravidez, ela se rompe e forma um quadro de abdome agudo, que provoca dor e hemorragia", informa.

"Apesar disso", afirma a ginecologista, "a laqueadura não altera os hormônios femininos e para as mulheres que desejarem muito ter um filho mesmo depois de ligar as trompas, uma boa opção é a inseminação artificial. Mesmo assim, é bom deixar bem claro que a laqueadura só deve ser feita quando a mulher tiver certeza que não irá querer ter outros filhos."

80% de chances

Fazer a reversão não é garantia de sucesso em uma nova gravidez. É o que dizem Dr. Moraes e Dra. Selma. De acordo com o ginecologista, as mulheres que fazem a cirurgia têm 80% de chances de conseguirem ter um outro bebê. "Os melhores resultados são obtidos por microcirurgia, buscando a recanalização das trompas", diz Dr. Moraes.

Mas é preciso ficar alerta para as contra-indicações à cirurgia de reversão. "Mulheres que possuem qualquer tipo de doença grave, como diabetes, hipertensão arterial, que foram transplantadas e encontram-se imuno-depressivas, ou que tomam corticóides não têm nem porquê fazer a reversão, afinal, não é nem ao menos indicado que elas tenham filhos. Para aquelas que apresentam algum tipo de inflamação, infecção, cisto ou qualquer outro tipo de obstrução nas trompas, a reversão também é contra-indicada. Com relação à idade, não arriscaria dar um limite específica, mas quanto mais a mulher demorar a fazer a cirurgia, maiores podem ser os riscos. Fora isso, a mulher pode fazer a cirurgia, cuja recuperação dura cerca de 30 dias e, depois de seis meses, pelo menos, já pode pensar em ter outro bebê", afirma Dra. Selma.

Para a dona-de-casa Aura Passarotto, essa cirurgia foi mais que importante, foi uma chance de tentar reconstruir uma vida destruída pela violência no trânsito. "Aos 30 anos perdi meu filho de cinco anos em um acidente de carro. O outro motorista avançou o sinal e pegou nosso carro em cheio, matando meu filho na hora. Me senti destruída por dentro, mesmo depois de me recompor da perda, porque tinha ligado as trompas e não podia mais ter filhos", lembra. Aura procurou uma clínica especializada, conversou com o médico, explicou seu problema e a cirurgia foi feita cerca de um mês depois. "Eu sabia que poderia não conseguir engravidar de novo, mesmo depois da operação, mas não tinha nada a perder e resolvi arriscar, com o apoio de toda a minha família", diz.

Felizmente, Aura estava entre os 80% de casos bem-sucedidos de reversão e conseguiu ter mais dois bebês depois do terrível acidente. "Ainda sofro muito quando lembro do filho que perdi, mas ganhei dois novos presentes de Deus", conta, emocionada. Fazer nova laqueadura? Aura garante que não!

Fonte: Bolsa de mulher - Por Cynthia Magnani

Comentários

Ingrid disse…
Minha querida Aurea,quero te parabenizar pela grande vitória q o senhor jesus te proporcionou,ás vezes ñ entendemos os propósitos de Deus em nossas vidas mas ele é fiel.Fiquei muito emocionada com sua estória com certeza vc é uma vencedora e Deus tem uma rande obra em sua vida. Um bj e fique na paz do senhor Jesus...Ingrid
Anônimo disse…
Aura, meus parabéns por essa benção,pois quando Deus quer nionguém pode impedir Seus planos em nossas vidas...Sou laqueada e tenho 2 filhos,mas eu queria tentar uma menina..não sabia se era vantagem fazer a reversão...olhando sua estória fiquei a meditar e vi que eu posso tb estar entre os 80%:))Fiquei muito feliz!! Deus continue te abençoando!!! Fique na PaZ dE Deus!
Anônimo disse…
qro tanto ter outro bebe,mas sou operada e ñ sei qual foi o meio de cirurgia q meu medico fez,foi feito pelo sus.
Graça disse…
Dra Selma, tenho 38 anos, sou ligada há 14 anos e tenho um mioma pequeno, tenho 03 filhos e sou viúva há 03 anos e 3 meses, encontrei um pretendente que não tem filhos e quer muito ter um, nesse caso existe alguma possibilidade de eu fazer a reversão?
geane disse…
OLA ME CHAMO GEANE TENO 35 ANOS, E QUERO FAZER A REVERSÃO, ALGUEM ME ORIENTA POSSO FAZER PELO SUS, SOU RJ.......OBRIGADA 21 77573601 OU GEANEPLIMA@HOTMAIL.COM
derliane disse…
dou derliane tenho 25 anos sou ligada a dois ,gostria de faser a reversão da laquiadura ,me arrependo muinto de ter ligado nao tenho nenhuma doença,moro em ipatinga o meu imail e darlin_d_santos @hotmail se tiverr algum medico que faça lareligação da quiadura por favor entre em contato
obrigada
derliane disse…
oi sou derliane tenho 25 anos foi ligada na minha 3 gestaçãocom 23 anos .por ser a terceira preferi ligar logo que ganhei arrempendi,meu filho veio a falcr com 1 ano e dois meses,entendi realmente osiguinificado de ter u filho,gostaria de religar as minhas trompas pois tenho uma vida pela frente e nao gostariaa de ser privada por esse desejo de ter mais filhos meu email e darlin_d_santos@hotmail.com
obrigada
Anônimo disse…
doutor fz quinze anos que fiz laqueadura quais as chance de eu engravidar novamente apos a reversao e como saber que tipo de laqueadura fiz a qual tipo de exame devo faser pra saber se tem como reverter
Anônimo disse…
oi gente meu nome é catia, sou do rio de janeiro, fiz a laqueadura a 5 anos e tentei reverter ela, mas fiz um exame chamado,hidrosaupinlografia, e o medico disse que nao tinha como religar mas as trompas, entrei em desespero pois era minha ultima esperança de vida,chrei muito e choro, me deu a ideia de uma fertilizaçao em vidro, mas custa caro demas para mim, alquem ai pode me ajudar, 21)75462103
Anônimo disse…
Me chamo Gisele fiz a laqueadura ha cinco anos tenho 32 anos e quero muito fazer a reversão. Mas n sei qual foi o método q a maternidade de campinas fez e nem qual material foi usado n minha sirurgia mais mesmo assim vou tentar e creio que deus vai me ajudar assim eu creio n minha vitória
Cristina disse…
Bom dia ! sou cristina há 13 anos eu tive meu bebê prematuro e hoje tem 13 anos, e foi feito o anel de titânio a medica falou que ia colocar duas Chiquinha oque significa duas Chiquinha seria linha cirúrgica?para que eu não venha engravidar ,posso reverter para ter outro filho estou com 37 anos agora, fiz uma ultrassonografia transvaginal, relatou, vagina eco graficamente normal, útero em AVC, Com contornos regulares e texturas heterogênea ,volume global normal,medindo8,0x 3,9x5,1cm,(longitudinal, ântero-posterior transverso respectivamente) Volume uterino:38cm3 (nl para a paridade de 25 a 160cm3. cavidade uterina:eco endometrial fino com 05mm de espessura. e presença de espessamento focal de aspecto nodular sólido no interior da cavidade endometrial, ecogênico, medindo aproximadamente 0,8x0,4x0,7cm. ovários com volume e textura normais, medindo : OD:2,3X1,5X2,0cm (volume 3.6cm( nl de 03 a 09cm . OE: 3,3x1,8x2,3 cm (volume 7,1cm (nl de 03a 09cm) O miométrio é heterogêneo por apresentar áreas esparsas onde observa-se nítido aumento da sua ecogenicidade, não há liquido livre em fundo de saco de douglas. conclusão : útero com alteração textural miometrial difusa inespecífica . presença de imagem com aspecto nodular solido no interior da cavidade endometrial (pólipo?) tenhochances de reversão quais os procedimentos?Bom dia ! sou cristina há 13 anos eu tive meu bebê prematuro e hoje tem 13 anos, e foi feito o anel de titânio a medica falou que ia colocar duas Chiquinha oque significa duas Chiquinha para que eu não venha engravidar ,posso reverter para ter outro filho estou com 37 anos agora, fiz uma ultrassonografia transvaginal, relatou, vagina eco graficamente normal, útero em AVC, Com contornos regulares e texturas heterogênea ,volume global normal,medindo8,0x 3,9x5,1cm,(longitudinal, ântero-posterior transverso respectivamente) Volume uterino:38cm3 (nl para a paridade de 25 a 160cm3. cavidade uterina:eco endometrial fino com 05mm de espessura. e presença de espessamento focal de aspecto nodular sólido no interior da cavidade endometrial, ecogênico, medindo aproximadamente 0,8x0,4x0,7cm. ovários com volume e textura normais, medindo : OD:2,3X1,5X2,0cm (volume 3.6cm( nl de 03 a 09cm . OE: 3,3x1,8x2,3 cm (volume 7,1cm (nl de 03a 09cm) O miométrio é heterogêneo por apresentar áreas esparsas onde observa-se nítido aumento da sua ecogenicidade, não há liquido livre em fundo de saco de douglas. conclusão : útero com alteração textural miometrial difusa inespecífica . presença de imagem com aspecto nodular solido no interior da cavidade endometrial (pólipo?) tenhochances de reversão quais os procedimentos?
Cristina disse…
Bom dia ! sou cristina há 13 anos eu tive meu bebê prematuro e hoje tem 13 anos, e foi feito o anel de titânio a medica falou que ia colocar duas Chiquinha oque significa duas Chiquinha para que eu não venha engravidar ,posso reverter para ter outro filho estou com 37 anos agora, fiz uma ultrassonografia transvaginal, relatou, vagina eco graficamente normal, útero em AVC, Com contornos regulares e texturas heterogênea ,volume global normal,medindo8,0x 3,9x5,1cm,(longitudinal, ântero-posterior transverso respectivamente) Volume uterino:38cm3 (nl para a paridade de 25 a 160cm3. cavidade uterina:eco endometrial fino com 05mm de espessura. e presença de espessamento focal de aspecto nodular sólido no interior da cavidade endometrial, ecogênico, medindo aproximadamente 0,8x0,4x0,7cm. ovários com volume e textura normais, medindo : OD:2,3X1,5X2,0cm (volume 3.6cm( nl de 03 a 09cm . OE: 3,3x1,8x2,3 cm (volume 7,1cm (nl de 03a 09cm) O miométrio é heterogêneo por apresentar áreas esparsas onde observa-se nítido aumento da sua ecogenicidade, não há liquido livre em fundo de saco de douglas. conclusão : útero com alteração textural miometrial difusa inespecífica . presença de imagem com aspecto nodular solido no interior da cavidade endometrial (pólipo?) tenhochances de reversão quais os procedimentos?Bom dia ! sou cristina há 13 anos eu tive meu bebê prematuro e hoje tem 13 anos, e foi feito o anel de titânio a medica falou que ia colocar duas Chiquinha oque significa duas Chiquinha para que eu não venha engravidar ,posso reverter para ter outro filho estou com 37 anos agora, fiz uma ultrassonografia transvaginal, relatou, vagina eco graficamente normal, útero em AVC, Com contornos regulares e texturas heterogênea ,volume global normal,medindo8,0x 3,9x5,1cm,(longitudinal, ântero-posterior transverso respectivamente) Volume uterino:38cm3 (nl para a paridade de 25 a 160cm3. cavidade uterina:eco endometrial fino com 05mm de espessura. e presença de espessamento focal de aspecto nodular sólido no interior da cavidade endometrial, ecogênico, medindo aproximadamente 0,8x0,4x0,7cm. ovários com volume e textura normais, medindo : OD:2,3X1,5X2,0cm (volume 3.6cm( nl de 03 a 09cm . OE: 3,3x1,8x2,3 cm (volume 7,1cm (nl de 03a 09cm) O miométrio é heterogêneo por apresentar áreas esparsas onde observa-se nítido aumento da sua ecogenicidade, não há liquido livre em fundo de saco de douglas. conclusão : útero com alteração textural miometrial difusa inespecífica . presença de imagem com aspecto nodular solido no interior da cavidade endometrial (pólipo?) tenhochances de reversão quais os procedimentos?
Anônimo disse…
Eu me chamo Marcelo, eu e minha esposa gostaríamos de fazer a reve rsão de laqueadura,alguem poderia nos indicar uma boa clinica no Rio de Janeiro. Nosso email para contato é marcelo.alberto@petrobras.com.br
Anônimo disse…
boa noite, me chamo gloria e tenho 4 anos 3anos que liguei 28 anos por causa da minha mae.hoje me arrependo de ter feito isso tenho duas meninas e gostaria de fazer a reversao de laqueadura por favor se alguem souber qual hospital faz de graça me liguem estou muito triste por nao conseguir meu email perrellagloria@gmail.com que deus abençoe.moro no rio de janeiro.
Unknown disse…
ola tenho 43 anos me chamo rogeria , gostaria de tentar esta reversão das tropas elas foram cortadas quando eu tinha 20 anos mas gostaria muito de ter outro bebe pois estou no segundo casamento e meu marido e louco para ter outro filho e eu tambem .pode me passar o que devo fazer. incluindo os custos desta cirurgia.
Maria aparecida disse…
Boa noite, sou Maria Aparecida tenho 31 anos,giz laqueadura ha 9 anos. Gostaria de fazer o processo de reversão. Mas é muito difícil conseguir. Hoje vivo essa Angústia!! De não poder da um filho para o meu Marido. Separei ha 8 anos. Casei novamente ha 6 Anos e Gostaria muito,muito de poder ter outro filho. Nosso casamento já entrou em crise por que eu já cheguei ao extremo. De tristeza e revolta já fiquei depressiva por causa disso. Me ajudem a ter outro filho. Serei a pessoa mais Feliz do Mundo.
eu fiz essa cirurgia e hoje mim arrependo muito pq eu hoje mim casasei de novo e gostaria de ter outro filho todo dia eu converço com deus o mair sonho de meu marido e ter um filho e eu tbm eu amo muito ele mais nao posso realiza o sonho dele que e ser pai
Anônimo disse…
oi sou de porteirinha mg fiz laqueadura a 6anos e me arrependo muito quem souber onde tem reverçao de laqueadura entre em contato.
camila silva disse…
Ola eu sou a camila morro en santa Catarina Florianópolis ru fiz laquiadura na verdade fizeram em mim quando eu tinha 19 anos de idade assim que eu ganhei a minha filha hoje ela tem 9 anos gostaria de ter mais filhos mas não consegui pous o medico nao sabe se fez laquiadura ou se ele so me amarro e ainda sem eu saber pois ganhei minha filha psrti normal e depois ele me levou para outra sala e me opegou mas era para ele operar a outra mulher e ele acabou me operando por engano ..Então gostaria de saber como posso fazer para reverter essa operação agradesso se algem ne responder. ..
Unknown disse…
Me ajudem dando endereços de lugar pra reversão pois meu marido deseja ter um. Filho e sou ligada a 23 anos eu quero muito dar um. Filho a ele pois quando nós conhecemos eu já era liga da mas de tanto ver crianças bbs ele se separou de mim por eu ñ poder dar um filho a ele.. preciso urgente dessa reversao pois sei q ele me ama e eu o amo demais.. Obrigado..
Unknown disse…
Mé ajudem eu quero em o bebé como eu Faso pra reverte uma laqadora pofafo quero muito deus sab o quanto emtrem em comtato com migo 08186305578
Luciene disse…
Oi meu nome e luciene telho 27anos e queria ter mais um filho mais fis laquiadura porque foi cesariana mais nao sei como eles me ligo
Jane Martins disse…
Oi meu nome Jane fui casada a 7 anos tive duas filhas e fiz a laqueadura ,só que fiquei viúva à 2 anos e encontrei um namorado do passado e estamos namorando à 1ano e ele até hoje n teve filho e eu queria muito dar um filho pra ele como faço alguém me da o endereço de uma inseminação grátis pelo SUS pois n tenho condições de pagar .
Jane Martins disse…
Oi meu nome é Jane fui casada à 7 anos tive duas filhas e fiz a laqueadura só q fiquei viúva e agora me arrependi, pois voltei para o namorado do meu passado e ele quer muito ter um filho meu,pois ele n tem nenhum e eu quero muito dar um filho pra ele,alguém pode me ajudar
Unknown disse…
Oi sou de recife sou laqueada ha 10 anos alguem sabe mim informa algum hospital ou clinica aqui em recife
Unknown disse…
Oi sou de recife sou laqueada ha 10 anos alguem sabe mim informa algum hospital ou clinica aqui em recife
Anônimo disse…
Oi meu nome é Fabiana e fiz laqueadura há 14 anos, a um ano tive hidrosalpinge e retirei uma das trompas então só tenho uma.
Será que fazendo a reversão consigo engravidar com uma trompa só??
Sou do rio de janeiro e aqui não acho esse tipo de cirurgia na rede pública então alguém pode me ajudar??
Desde já agradeço.
Meu email: nanaino@hotmail.com.br.com. br
Unknown disse…
Eu tenho 39 anos e 5 filhos ,sou laqueada ,mas eu queria mais um filho. Sonho com isso todos os dias. Parabéns à vc que conseguiu,pq realmente é um sonho...
Unknown disse…
Eu tenho 39 anos e 5 filhos ,sou laqueada ,mas eu queria mais um filho. Sonho com isso todos os dias. Parabéns à vc que conseguiu,pq realmente é um sonho...
Unknown disse…
Boa tarde,quero saber como faco pra desfazer ligadura,eu fiz 4 cesariana, e fiz a ligadura,só que eu tenho 4 meninas sendo duas casadas agora,e duas de 12 e de 9,e quero ter um filho do meu namorado que vamos casar agora,e ele quer um filho,e eu também quero,eu tenho 35 anos,e quero saber como faço pra fazer isso.
Anônimo disse…
BOA TARDE, TENHO 41 ANOS, TIVE 3 FILHOS SENDO QUE PERDI UM, AGORA TENHO 2 GOSTARIA DE TER OUTRO BEBE, ME CASEI E MEU MARIDO NAO TEM FILHOS. TENHO ALGUMA CHANCE TEL 999662810.

André disse…
Casei com uma mulher que possui três filhos e fez ligadura, hoje ela quer me dar um filho, pois não tenho. Alguém pode me indicar algumas clinicas no rio de janeiro para possivel reversão, desde já agradeço. contatos: andre_lgs@hotmail.com ou 21 - 98683-0738
Unknown disse…
Boa tarde eu tenho 36 anos...e fiz a laqueadura com dois filhos a 5 anos atrás. ...como me casei de novo...gostaria de fazer a reversão. .pode me ajuda?
Carolina disse…
Oi tenho 4 cesarias gostaria de saber se posso fazer a reversao da laqueadura pois eu e meu marido queremos muito ter mais um filho
Anônimo disse…
OI TENHO 4 CESARIAS E FIS LAQUEADURA E QUERO MUITO REVERTER POIS EU E MEU MARIDO QUEREMOS MUITO TER OUTRO FILHO SERA QUE POSSO FAZER A REVERSAO
Anônimo disse…
Meu nome é Ana.
Tive dois filhos e fiz ligadura fe trompas.. não sei o método que usou.pous fiz pelo SUS.
Eu tenho 36 anos sou ligada há 18 anos queria saber se tenho como fazer a reversão.perdi minha filha mas velha ,e gostaria de ter outro filho .