Alergia Alimentar




Um grupo de 12 alimentos é responsável por quase todas as reações alérgicas. E alguns estão muito presentes na mesa do brasileiro, como leite e ovo.

Leite, ovos, amendoim, nozes, amêndoas, nozes-pecã, soja, peixes e crustáceos, como lagosta, caranguejo e camarão, são responsáveis por 90% das alergias alimentares, segundo levantamento do Food and Drug Administration (FDA), órgão que regula a comercialização de medicamentos e alimentos nos Estados Unidos, país onde a prevalência do problema é de 6% a 8% entre as crianças e de 2% na população adulta. As chances também são maiores em pacientes com outras doenças alérgicas, como rinite, e, em 50% dos casos, os pacientes possuem histórico familiar.

Os principais sintomas das reações alérgicas provocadas por alimentos são coceira nos olhos, urticária, dor de estômago, diarreia, vômito, chiado no peito, tosse, além de inchaço dos lábios, das pálpebras, da língua e da garganta.

Em casos mais graves – o chamado choque anafilático, que envolve risco de morte – os sinais são inchaço e respiração dificultada, com chances de haver intensa queda na pressão arterial e perda da consciência. A recomendação é chamar imediatamente o socorro.

É muito comum, porém, as pessoas confundirem alergia alimentar com intolerância alimentar, que é uma resposta anormal a determinado alimento sem afetar o sistema imunológico. Outra diferença é que, nas alergias, a reação pode ser imediata, cerca de 1 hora após a ingestão do alimento.

“Quem apresentar a suspeita de algum tipo de alergia alimentar, o primeiro passo é procurar um médico, que está treinado para identificar se um alimento está provocando problemas ao organismo.

É muito comum as pessoas culparem o alimento, mas nem sempre elas têm razão. Se você toma café, por exemplo, e ele ‘ataca’ o estômago, não é alergia.

Agora, uma vez diagnosticado o problema, é preciso tomar cuidado com a leitura de rótulos, inclusive de cosméticos e medicamentos, pois, assim como os alimentos, eles também podem possuir alérgenos alimentares, como um elemento do leite, por exemplo”, esclarece Ana Paula Castro, presidente em São Paulo da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia.


Fonte: Folha Universal

Comentários

Anônimo disse…
há um ano ou mais, tive uma reaçao alergica, e nao sei dizer exatamente o que levou a essa alergia.
desde entao nao como mais nada daquilo que comi no dia da reaçao alergica.
gostaria de saber se a partir de agora nunca mais vou poder comer esses alimentos que comi no dia.
gostaria de receber informaçoes sobre o assunto se possivel
desde ja agradeço.