29 de Agosto - Dia Nacional de Combate ao Fumo.




Dia Nacional de Combate ao Fumo reforça proibição de Tabaco em ambientes coletivos

As medidas legislativas implementadas em diversos municípios e estados do país, proibindo a utilização de produtos de tabaco em ambientes coletivos, estão fortalecendo ainda mais as comemorações do Dia Nacional de Combate ao Fumo deste ano.

Em 1986, a lei 7.488 instituiu 29 de agosto como o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Todos os anos, o Poder Executivo, através do Ministério da Saúde, promove uma campanha de âmbito nacional, visando alertar a população para os malefícios advindos do uso do fumo. Essa iniciativa também é praticada em todo mundo no dia 31 de maio, com o "Dia Mundial sem o Tabaco", que movimenta todos os países na luta contra o vício. Considerando que a cada dia, ao menos sete brasileiros morrem por doenças provocadas pela exposição passiva à fumaça do tabaco, no Brasil, o tema: “Quem não fuma não é obrigado a fumar” foi escolhido para a mobilização social deste ano.

A legislação nacional permite o ato de fumar, mas apenas em áreas destinadas exclusivamente a esse fim, devidamente isoladas e com arejamento conveniente. Porém, estes locais destinados a fumantes, contam com prestação de serviços, como em bares e restaurantes, expondo diariamente os trabalhadores destes estabelecimentos aos efeitos tóxicos da fumaça do tabaco. Em recente pesquisa do Instituto Datafolha, que entrevistou 1.992 cidadão de 120 municípios de todas as regiões do Brasil, 88% das pessoas se consideram contrárias ao fumo em locais fechados. Desse total, 77% são
não-fumantes e 23% fumantes.

De acordo com um estudo da American Heart Association (2006), feito com mais de 30 mil mulheres, a exposição constante à fumaça ambiental do tabaco no local de trabalho, ou outros ambientes, aumenta em duas vezes o risco de infarto do miocárdio. Ainda verificou-se que as pessoas que passam 80% do seu tempo em ambientes fechados, ao final do dia, poderão ter respirado o equivalente a 10 cigarros. O tabaco causa pelo menos 200 mil mortes por ano nos locais de trabalho e 2,8% de todos os cânceres de pulmão; principalmente, em pessoas que trabalham nos setores como hotelaria, entretenimento e prestação de serviços.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o tabagismo a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta (1 bilhão e 200 milhões de pessoas) sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam.

Leia a matéria completa em:
http://www.ibacbrasil.com


Atenciosamente,
Niandra Ribeiro Marés de Souza

Desde já agradecemos a amiga Niandra por essa colaboração com nosso Blog. Seja você também um de nossos colaboradores.
Envie suas materias para: gesileter@gmail.com e nos ajude a melhorar o Enfermagem Simples a cada dia.

Que Deus abençoe a todos!

Comentários