Distúrbios Alimentares também em Homens

Toda vez que alguém fala em anorexia e bulimia, o que vem à mente são mulheres esquálidas, obcecadas por dietas e que não estão felizes com o próprio corpo.
Os distúrbios alimentares não são exclusividade do universo feminino: cerca de 25% dos casos de anorexia e bulimia são em homens, segundo estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Apelidada de manorexia, a anorexia nervosa masculina tem crescido no mundo. No Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares do Hospital das Clínicas, em São Paulo, eles são minoria. Mas o número de homens que procuram ajuda tem crescido. “Esses distúrbios são menos comuns em homens, mas não tão raros quanto se pensa”, afirma o psiquiatra Táki Athanássios Cordás. No Núcleo de Transtornos Alimentares e Obesidade (Nuttra) da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, os homens que procuram tratamento aumentaram cinco vezes de 2002 para 2003. A maioria, entre 18 e 26 anos.







O modelo norte-americano Jeremy Gillitzer (antes (foto1) e depois ( foto 2) do disturbio) tinha 25 anos quando começou a sofrer com a anorexia nervosa. Ele tinha um corpo atlético, e posava para anúncios. Ao enfrentar problemas emocionais, passou a comer pouco e a combinar intensa rotina de exercícios físicos com uma dieta de fome. Comia apenas uma maçã por dia, ou metade de um sanduíche. O corpo começou a definhar, os dentes e cabelos começaram a cair, conforme conta. Já no final do tratamento, que já dura mais de 10 anos, Gillitzer avalia: “Os homens sofrem as mesmas pressões que as mulheres. Manter-se dentro de um padrão estético é difícil.”

O anoréxico sempre acha que está acima do peso e, por isso, não pensa duas vezes em fazer dietas absurdas. No caso da bulimia, a pessoa desenvolve um sentimento de culpa em relação ao que come. Por isso, tenta vomitar tudo que ingere. “Eles acham que para namorar e ter status na sociedade devem ser cada vez mais magros”, diz a psicóloga Olga Tessari. A diferença dos transtornos alimentares em homens é que eles não chegam à extrema magreza. Geralmente, são meninos que já foram obesos e, por medo de engordar de novo, se tornam radicais com a alimentação. Nas meninas o problema acontece com frequência a partir dos 13 anos de idade; nos garotos, a doença vem mais tarde, por volta dos 18.Identifique o problema
Sintomas:
• O portador de anorexia se acha gordo mesmo sem estar acima do peso
• O anoréxico faz dietas absurdas ou para de comer, o que é considerado uma doença psiquiátrica fatal
• Nos casos de bulimia, o doente fica com sentimento de culpa após comer e provoca vômitos
• O bulímico chega a tomar laxantes para não engordar
• O tratamento para estas duas doenças deve ser multidisciplinar, envolvendo psiquiatra, psicólogo e nutricionista, entre outros profissionais
Sinais preocupantes:
• O jovem se recusa a sentar à mesa durante as refeições
• Diminui cada vez mais a quantidade de alimento
• Deixa de comer alimentos dos quais sempre gostou
• Logo depois de se alimentar, vai direto para o banheiro
• Preocupar-se demais com a possibilidade de ganho de peso

Fonte: Folha universal

Vemos que homens e mulheres andam sofrendo dos mesmos males, hoje determinadas doenças não são somente referente a um sexo... Pode-se dizer que hoje elas são " unissex" e estão levando muitas pessoas a morte.
Por esse motivo devem ser dados alertas, para que os indivíduos, independente de sexo, raça, religião, nível social, observem as condições de sua saúde.

Pensem: o que adianta ser magro e doente ou gordo sem saúde? o que vale é o equilibrio, pois existem muitos gordinhos saudáveis e muitos magros com saúde... Vida saudável independe da balança...

Comentários