DICAS DE NUTRIÇÃO.


ATENÇÃO! Nenhuma dieta vale para todo mundo.



O segredo da boa alimentação (e do peso certo correspondente) não está nas dietas milagrosas, mas sim na reeducação alimentar. Isso, todo mundo sabe - embora nem todo mundo cumpra.
O que pouca gente percebe é que, dependendo da rotina e das necessidades de cada um, as dietas devem ser diferentes: um atleta que treina quatro horas por dia, por exemplo, deve comer muito mais do que um operador de telemarketing, assim como os homens podem comer, em geral, mais do que as mulheres, e assim por diante. É por isso, justamente, que as pessoas devem consultar um nutricionista antes de começar uma dieta.

As únicas regras que valem para todos são:


> Magreza nem sempre significa saúde.

> Pouca quantidade nem sempre equivale à qualidade.


Acertar a proporção de nutrientes é fundamental. Descubra seu perfil e veja se sua alimentação está no bom caminho. Se não estiver, talvez seja hora de procurar um nutricionista e começar a se cuidar





Brócolis pode reverter danos ao coração


Um estudo conduzido por pesquisadores britânicos sugere que o brócolis pode reverter danos causados pela diabetes aos vasos sangüíneos do coração.
A equipe, da Universidade de Warwick, acredita que um composto fabricado pelo vegetal, o sulforafano, seria responsável pela produção de enzimas que protegem os vasos, e de moléculas que reduzem danos causados às células pelo excesso de açúcar.

Segundo os especialistas, os diabéticos têm até cinco vezes mais chances de desenvolver doenças vasculares, como ataques cardíacos e infartos, ambos ligados ao mau funcionamento dos vasos sangüíneos.

O estudo, divulgado na publicação científica Diabetes, testou os efeitos do sulforafano em células dos vasos sangüíneos danificadas por altos níveis de glicose (hiperglicemia), associados à diabetes.

Eles verificaram que o composto encontrado no brócolis reduziu em até 73% o nível de moléculas chamadas Espécies Reativas do Oxigênio (ROS, na sigla em inglês), produzidas em excesso quando o organismo concentra altos níveis de açúcar.

Segundos os especialistas, essas moléculas danificam as células humanas.

Eles também descobriram que o sulforafano ativou uma proteína chamada nrf2, que protege células e tecidos ao produzir enzimas antioxidantes e desintoxicantes.

O coordenador da pesquisa, Paul Thornalley, disse que o estudo sugere que substâncias como o sulforafano podem ajudar a conter o aparecimento de doenças vasculares em pacientes com diabetes.

“No futuro, será importante testar se uma alimentação rica em brócolis e outros vegetais brassica (como couve-flor e repolho) pode se traduzir em benefícios para os que sofrem da doença. Esperamos que sim”, disse o pesquisador.

Comentários