DENGUE UMA AMEAÇA

Aedes Albopictus



DENGUE

COMO SE ADQUIRE

O vírus da dengue é transmitido ao homem através de picadas do mosquito Aedes aegypti e Aedes albopictus.

O homem é o principal reservatório do vírus, embora alguns estudos demonstram que o macaco é o reservatório selvático na Malásia.

Os quatro sorotipos do vírus da dengue (DEN-l, DEN-2, DEN-3 e DEN-4) têm antígenos muito similares mas são suficientemente diferentes para provocar proteção parcial contra os outros após infecção por um deles.


Aedes polynesiensis




SINTOMAS

Existem três formas clínicas da doença: a dengue clássica, a dengue hemorrágica e a síndrome de choque da dengue. Na forma clássica, a doença provoca dores de cabeça e musculares, erupção na pele, comprometimento das vias aéreas superiores, febre e aumento das glândulas linfáticas.

A dengue hemorrágica causa, ainda, hemorragias intestinais, cutâneas e cerebrais, e é muitas vezes fatal. Essa forma de infecção ocorre quando a pessoa já teve a doença e é reinfectada por um dos outros tipos de vírus.

TRATAMENTO / CURA

Identificado a tempo, a dengue é tratável e sua cura é total, sem deixar seqüelas. Vale destacar que, entre as crianças menores de 15 anos, o risco de ocorrer síndrome de choque da dengue é maior. Na falta de tratamento, o índice de mortes é de 70% a 80%.

Não existe vacina contra a dengue, a melhor forma de prevenção é por meio da eliminação de focos de água parada, onde o mosquito transmissor costuma se reproduzir.

Aedes scutellaris




PECULIARIDADES

A Aedes aegypti é o mais eficiente dos mosquitos vetores devido aos seus hábitos domésticos. A fêmea pica o homem durante o dia.

Os surtos de dengue também têm sido sido atribuídos a Aedes albopictus, Aedes polynesiensis e a várias espécies do complexo Aedes scutellaris: Cada uma destas espécies tem sua própria distribuição geográfica e, de maneira geral, são transmissores menos eficientes do que o Aedes aegypti.

Comentários